A Mana Pinho & Associados Ltda

“Mana Pinho” somos uma empresa de consultoria, treinamentos e capacitação em políticas públicas de proteção e promoção social, especializada na Política Nacional de Assistência Social- PNAS. Fundada em 2008, desde então desempenha, no Estado da Bahia, relevante papel na construção e consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e de suas redes de proteção.

A partir dos anos de 2005, 2006 o Governo Federal, por meio do então recém criado Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDSCF, empreendeu esforço nacional em prol da implantação da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, em sua versão revisada no ano de 2004.

Em 2008 a “Mana Pinho” fez uma atenta leitura da PNAS, normativo que orienta a forma como o Estado deve se organizar para garantir o atendimento às necessidades básicas dos cidadãos – aos mínimos sociais previsto na Constituição Federal de 1988; na superação da fome e no combate a pobreza; nos direitos das minorias; na organização dos territórios e dos equipamentos públicos para prestação dos serviços essenciais à conquista da justiça social; dentre outros objetivos.

Naqueles anos já éramos leitores do filósofo-educador pernambucano Paulo Reglus Neves Freire e tudo que lemos na PNAS nos pareceu de justa medida, tudo se encaixou na nossa missão: ‘“i) eu vivo para que a Justiça Social venha antes da caridade; ii) ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo , os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo; Etc”…Ó Paí Ó!!

Ao passar das NOBs – Normas Operacionais Básicas, das portarias e outros dispositivos normativos estruturantes do Sistema, tivemos a oportunidade de reunir gestores municipais, estaduais e federal, técnicos, usuários da Política, militantes sociais e autoridades públicas em momentos de aprendizagens, em debates e reflexões.

Organizamos inúmeros seminários, encontros, palestras, ajudamos a organizar conferências setoriais em nível municipal e até estadual. Em um desses eventos tivemos a sorte da presença do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – Deputado Patrus Ananias, considerado por muitos o “timoneiro” da virtuosa construção então em andamento. Almejamos meios para que os homens “se eduquem em comunhão, entre si”.

Em nossos trabalhos reunimos equipes de renome regional e nacional, nomes de expressão estiveram e estão em parceria nas nossas atividades; pesquisadores, professores, mestres e também técnicos com expressiva experiência de trabalho no território. Sejam nas palestras, seminários ou nos diagnósticos e “levantamentos” para construção da “territorialidade”, conceito aplicado pela NOB, sempre se conta com olhares técnicos externos e também com a nossa pitada de “baianidade”. Esta mescla não se dá por “amor telúrico”, mas sim por uma profunda compreensão da “nação Bahia”, que existe desde antes do Brasil.

Após quase duas décadas trabalhando com políticas sociais na Bahia, temos certeza que o nosso maior aprendizado e o nosso maior ensinamento, o que nos faz únicos, o que nos diferencia é a leitura das relações socioeconômica-culturais, da espiritualidade, das crenças e costumes, em suas tradições e manifestações, da culinária , das relações intra e inter-familiares e outros fatores fundamentais na construção dos programas, serviços e projetos: – desde o “Bolsa-família”, passando pela “Minha casa, minha vida”, até a implantação de um CRAS ou CREAS em determinada comunidade.

Desenvolvemos um olhar apreendido, que muitas vezes escapa àqueles que não tiveram a sorte de crescer a sombra da matriarca Eugênia Ana dos Santos – maẽ Aninha. Para melhor expressar essa nossa peculiaridade tomo, parafraseando, as palavras de nosso poeta-cantor: quem não é Recôncavo não pode ser reconvexo.

Atendimento

Para mais informações, preencha os campos a seguir que entraremos em contato contigo.

[wpforms id=”24″]

NÓS OFERECEMOS SERVIÇOS DE CONSULTORIA FOCADOS NA TOMADA DE DECISÕES